UFC 163, no Rio: José Aldo vence por nocaute e Lyoto Machida é derrotado


Não teve show, mas José Aldo voltou a vencer diante dos torcedores cariocas. No UFC 163, que terminou na madrugada deste domingo, no HSBC Arena, na Barra da Tijuca, o campeão dos pesos-penas (até 66kg) chegou ao nocaute no quarto assalto contra Chan Sung Jung, o Zumbi Coreano. Apesar da vitória em sua sétima defesa do cinturão, o manauara não anunciou sua ida para os pesos-leves (até 70kg), como havia sido cogitado. Aos gritos de “O Aldo é sinistro”, o lutador, que mora no Rio, deixou a arena escoltado por policiais do Bope e mancando. Ele deixou a entrevista coletiva mais cedo para ir ao hospital, com suspeita de fratura no pé direito. A alegria da torcida só não foi completa porque, na luta anterior, Lyoto Machida foi derrotado por Phil Davis, em decisão dos juízes contestada pelo público e pelo presidente do UFC, Dana White, que não estava no Rio.

Aldo machucou seu pé direito ainda no primeiro round, ao chutar Zumbi Coreano, que defendeu-se com o joelho. Com isso, teve que mudar de estratégia na luta. Acertando golpes no rosto do brasileiro, o sul-coreano mostrou-se um adversário duro e chegou a calar a torcida, que teve momentos de apreensão. A vitória de Aldo veio quando seu adversário deslocou o ombro. - Vi que ele tentou colocar o ombro no lugar, mas não sabia se ele estava tentando me enganar. Dei dois chutes e vi que ele estava, sim, machucado. Mas a luta já estava nas minha mãos, era só esperar acabar o round, ir para o quinto e a vitória não ia fugir - explicou o campeão, descartando a hipótese de que poderia complicar-se no combate. - Não tenho uma só arma. Tenho um arsenal completo para quem quiser tirar meu cinturão.

Lyoto Machida x Phil Davis
Em sua primeira luta pelo UFC no Brasil, Lyoto Machida perdeu para Phil Davis por decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28 e 29-28). O resultado desagradou tanto o público que a vaia no ginásio tornou quase impossível escutar o americano. Ele pôs fim ao sonho de Lyoto de ter uma chance de lutar pelo cinturão dos pesos-meio-pesados (até 93kg). Depois da luta, o UFC confirmou que, caso Glover Teixeira vença Ryan Bader de forma impactante em Belo Horizonte, em 4 de setembro, o mineiro receberá a chance de lutar pelo título. Assim como o público, Lyoto também não concordou com os jurados. Ele sofreu duas quedas, uma no primeiro e outra no segundo round, embora não tenha sido dominado em nenhum dos dois assaltos. No terceiro, o brasileiro foi claramente superior. Pelo Twitter, Dana White, presidente do UFC e que não veio ao Brasil, afirmou que tinha dado a vitória nos três rounds para Lyoto, mas advertiu o carateca: “Isso é o que acontece quando você deixa a decisão para os juízes”. - Sinceramente, eu não sei qual é a regra do UFC. Se perguntar, o grito da galera fala por si só - reclamou o ex-campeão da categoria, que entrou na arena com a música “O que é, o que é”, de Gonzaguinha, cantada à capela pelo público. - Entrei no terceiro round para partir para dentro, tentar nocautear. O Phil Davis é um cara duro, mas deixa para a próxima. Após a luta, Phil Davis afirmou ser fã de Lyoto mesmo antes de entrar no UFC. Segundo o americano, levar o oponente ao chão - o que é bem visto por juízes - é sua estratégia. Como já havia dito nos treinos abertos na quarta-feira, o lutador espera voltar a lutar no Rio de Janeiro. Depois de enfrentar Wagner Caldeirão e Lyoto Machida na cidade, ele espera um adversário que não seja local. - Não é um mau lugar para lutar. Da próxima vez, botem um americano para lutar comigo. Botem a torcida do meu lado - brincou.

Cezar Mutante x Thiago Marreta
Após mais de um ano de ausência do octógono, devido a lesões, o paulista Cezar Mutante só precisou de 47 segundos para vencer o carioca Thiago Marreta. Sob os olhares de Victor Belfort, seu treinador no TUF Brasil e com quem treina na Blackzilians, nos EUA, Mutante finalizou Marreta com uma guilhotina.
- Fiquei um longo tempo sem lutar. Foi um ano, com duas cirurgias, mas estou de volta e quero representar vocês - disse Mutante, que dedicou a vitória aos capoeristas brasileiros.
Thales Leites x Tom Watson
O carioca Thales Leites protagonizou uma luta sangrenta contra o inglês Tom Watson. O brasileiro, que volta ao UFC depois de quase quatro anos, dominou a luta, derrubou o adversário diversas vezes e esteve próximo de vencer por finalização. Com os lutadores muito cansados já no segundo round, os dois conseguiram aplicar golpes na batalha que empolgou o público. Thales venceu por decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27 e 30-27).
- Só queria avisar uma coisa: estou de volta depois de dois anos de lesões. Estou feliz pelo retorno com vitória diante da minha plateia - agradeceu Thales, enquanto Watson deixava o octógono aplaudido.
John Lineker x José Maria “No Chance”
Azarão, o peso-mosca (até 56kg) cearense José Maria “No Chance” chegou a derrubar o paranaense John Lineker no primeiro round, mas não aproveitou a oportunidade para nocautear o adversário. No segundo assalto, Lineker - que está cotado para disputar o cinturão da categoria - levou o adversário ao chão e o nocauteou com uma série de golpes no rosto.
- Senti aquele golpe (no primeiro round), me perdi um pouco, mas fui me recuperando e conseguiu encaixar meu jogo - explicou Lineker.

CARD PRELIMINAR
Vinny Magalhães x Anthony Perosh (melhor nocaute da noite)
A última luta do card preliminar durou apenas 14 segundos. Azarão, o australiano Anthony Perosh acertou um golpe em Vinny Magalhães, que caiu no octógono. Com o carioca sem reação aos socos do adversário, o juiz Mário Yamasaki foi obrigado a interromper a luta e determinar o nocaute técnico. Faixa-preta de jiu-jitsu, como Vinny, o australiano disse que não há lugar melhor para vencer uma luta do que no Rio de Janeiro. Perosh recebeu o prêmio de melhor nocaute da noite.

Amanda Nunes x Sheila Gaff
A baiana Amanda Nunes não decepcionou o público brasileiro Na primeira luta feminina do UFC no país, ela não precisou de mais do que um round para nocautear com cotoveladas a alemã Sheila Gaff, que começou bem, mas não suportou o ritmo da brasileira e foi derrubada duas vezes no octógono. - Eu estou na minha casa. Quem é ela para estragar na minha festa aqui, ela é louca? - perguntou Amanda, ao fim da luta, que foi a penúltima do card preliminar. - Treino em Miami, moro lá, mas defendo minha bandeira. Quero deixar bem claro que fui a primeira brasileira a assinar com o maior evento do mundo, o UFC, e fui a primeira a lutar no meu país.

Serginho Moraes x Neil Magny (melhor finalização da noite)
O paulista Serginho Moraes deu um show na vitória sobre Neil Magny e incendiou o público na arquibancada. Especialista em jiu-jitsu, o brasileiro finalizou o americano com um triângulo no primeiro round. Muito sorridente, o peso-meio-médio (até 77kg) comemorou a vitória dando um salto mortal no octógono. Ele ganhou o prêmio de melhor finalização da noite. - Estou procurando evoluir onde acho que sou mais fraco. Sou novo no MMA e estou aqui para aprender e representar a bandeira do meu país - disse o ex-participante do TUF Brasil, muito aplaudido. - Vou procurar ser um atleta de MMA, mas, se cair no chão, eu fiz isso a vida toda.

Ian McCall x Iliarde Santos (melhor luta da noite)
Ian McCall e o pernambucano Iliarde Santos fizeram uma luta eletrizante, que recebeu o prêmio de melhor combate da noite. Em um combate com trocação franca de golpes e muitas joelhadas, o peso-mosca (até 56kg) americano venceu por decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27 e 29-28). O resultado desagradou o público, que foi ao delírio no melhor momento do brasileiro no duelo, no segundo round. Surpreendentemente, apenas um juiz deu vitória para o brasileiro no assalto.

Rani Yahya x John Clopton
Em luta monótona em que o público pouco interagiu com os lutadores, o brasiliense Rani Yahya venceu John Clopton por decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28 e 29-28). Após a luta, Rani foi sincero ao comentar o combate. — Desculpa por não ter finalizado minha luta. Vou tentar me apresentar melhor na próxima vez — disse o peso-pena (até 66kg). — Ainda preciso me apresentar melhor para estar entre os dez melhores (da categoria).

Francimar “Bodão” x Ednaldo Lula
Na segunda luta da noite, os pesos-meio-pesados (até 93kg) Ednaldo "Lula" Oliveira e Francimar "Bodão" Barroso terminaram o combate abraçados na grade do octógono e vaiados pela arquibancada pelo público devido à luta morna, especialmente no terceiro round. O acreano Bodão venceu por decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27 e 29-28) e dedicou sua vitória ao técnico Dedé Pederneiras, que também treina José Aldo. - Agradeço ao apoio da torcia e da minha equipe. O Dedé Pederneiras é um cara que sempre deixa a gente pronto para as batalhas - disse Bodão, logo após ser anunciado vitorioso. - Estou feliz pelo UFC ter me convidado. Foi um sonho da minha vida realizado.

Viscardi Andrade x Bristol Marunde
Na primeira luta da noite, ainda com o ginásio com poucos torcedores, o peso-meio-médio (até 77kg) Viscardi Andrade atropelou o americano Bristol Marunde e o combate foi interrompido pela arbitragem ainda no primeiro round. O paulista precisou de apenas 1m36s para derrotar o adversário para delírio da torcida.

Card preliminar
Viscardi Andrade venceu Bristol Marunde por nocaute técnico no primeiro round (peso-meio-médio)
Francimar “Bodão” Barroso venceu Ednaldo Lula por decisão unânime dos juízes, 30-27, 30-27 e 29-28 (peso-meio-pesado)
Rani Yahya venceu John Clopton por decisão unânime dos juízes, 29-28, 29-28 e 29-28 (peso-pena)
Ian McCall venceu Iliarde Santos por decisão unânime dos juízes, 30-27, 20-27 e 29-28 (peso-mosca)
Serginho Moraes venceu Neil Magny por finalização no primeiro round (peso-meio-médio)
Amanda Nunes venceu Sheila Gaff por nocaute técnico no primeiro round (peso-galo)
Vinícius Magalhães venceu Anthony Perosh por nocaute técnico no primeiro round (peso-meio-pesado)

Card principal
John Lineker venceu José Maria "No Chance" por nocaute técnico no segundo round (peso-mosca)
Thales Leite venceu Tom Watson por decisão unânime dos juízes, 30-27, 30-27 e 30-27 (peso-médio)
Cezar Mutante venceu Thiago Marreta por finalização no primeiro round (peso-médio)
Phil Davis venceu Lyoto Machida por decisão unânime dos juízes, 29-28, 29-28 e 29-28 (peso-meio-pesado)
José Aldo venceu Zumbi Coreano por nocaute técnico no quarto assalto (peso-pena)

Fonte: OGlobo

UFC 163, no Rio: José Aldo vence por nocaute e Lyoto Machida é derrotado UFC 163, no Rio: José Aldo vence por nocaute e Lyoto Machida é derrotado Reviewed by Notícias dos Famosos e da TV on 02:46:00 Rating: 5
ads
Notícias dos Famosos e da Televisão. Tecnologia do Blogger.