Morre Roberto Gómez Bolaños, criador de Chaves e Chapolin, aos 85 anos


O ator que interpretou os personagens Chaves e Chapolin Colorado na TV, Roberto Gómez Bolaños, morreu nesta sexta-feira, 28, aos 85 anos, na cidade de Cancún, no México. O motivo da morte não foi confirmado. Doente desde novembro de 2013, ele vinha sofrendo com complicações físicas e mal conseguia se movimentar, mantendo-se em repouso permanente. As informações são da emissora mexicana Televisa, responsável pela produção dos programas do humorista. O mexicano Chespirito (como era conhecido) foi um dos nomes mais marcantes da comédia na América Latina, protagonizando expressões icônicas, como “foi sem querer querendo”, “não contavam com a minha astúcia!” e “isso, isso, isso”, esta acompanhada pelo gesto característico com os dedos. Casado com a atriz Florinda Meza (intérprete da maioria das personagens femininas das séries Chaves e Chapolin, entre elas, a Dona Florinda), Bolaños morava na cidade de Cancún, ao nível do mar, para favorecer as condições de saúde, em um balneário, afastado das investidas da imprensa.

No dia 30 de abril, o jornal mexicano Diario Basta! publicou um relato de uma pessoa próxima à família, dizendo: “O senhor Roberto se encontra em estado grave, porém, estável, é o que dizem os médicos, que já informaram à família que não existe mais esperança de recuperação, e que eles temem o pior e já estão se preparando para isso”. Pelo Twitter, o filho do comediante, Roberto Gomez Fernán, respondeu: “Meu pai, bem de saúde. Muito tranquilo ao nível do mar. Obrigado por perguntar”. Logo depois, foi veiculada uma mensagem de resposta ao tuíte do filho, supostamente escrita pelo próprio Bolaños. Ele diz: “Não só estou tranquilo como estou feliz com Gra, minha filha mais velha que está de visita em casa. Amo-a. Chesperito”. 

O ator – que também era escritor – teve as vias respiratórias deterioradas devido ao cigarro, uma vez que era fumante há décadas. Em certa altura da vida, ele chegou a declarar: “O melhor conselho que posso lhes dar é que não fumem. Isso é o pior que podem fazer”. Ele também já colecionava algumas internações em hospitais, sendo uma delas em 2012, na Cidade do México, e outra em novembro de 2013, em Cancún, devido a insuficiências respiratórias. No aniversário do comediante, em 21 de fevereiro, um parente próximo não identificado disse que não haveria festa, pois "sua saúde está frágil e, há algum tempo, ele fica na cama com acompanhamento médico". Ele completou dizendo que "uma pessoa fica com ele 24 horas por dia”.

Companheiros de trabalho de Bolaños , usaram as redes sociais para prestarem uma homenagem ao humorista. 

Carlos Villagran, que ficou conhecido como "Quico" , declarou em seu perfil no Facebook: "Hoje, como é raro acontecer, deixei meu telefone por umas quatro horas e quando voltei tinham 71 chamadas não atendidas para me avisar a triste notícia da partida de Don Roberto Gomez bolaños. Sinto muito a morte de um grande homem, amigo e gênio. O México, Brasil, Peru, Chile, Colômbia, Venezuela, Argentina, Bolívia, e o resto do mundo. Tantos países, tantas pessoas que foram tocadas pelo talento de esta grande pessoa, que me abriu as portas para desenvolver o personagem de Quico. Para ele todo o meu agradecimento, minha tristeza e a minha dor. Só quando se vive a realidade de uma ausência, se descobre o verdadeiro sentimento de uma amizade e de um grande mestre. Que descanse em paz!!! Hoje me sinto triste por sua morte", escreveu.

Edgar Vivar, que deu vida ao personagem "Seu Barriga", também demonstrou estar desolado com a morte do amigo: "Roberto não se vai, permanece no meu coração e no de todos que te assistiram felizes por tantos anos. Adeus, Chaves. Até sempre". Edgar,  também deu seu depoimento à rede de TV mexicana Televisa "Estou em estado de choque. Não pensei que me fosse afetar tanto. Meu telefone não para de tocar. Um abraço compartilhado com milhões de pessoas do mundo. Vou lembrar dele sempre com sorriso e com ânimo. Temos que agradecer a Deus. Seu bom humor é a maior lembrança."

Maria Antonieta De Las Nieves, a intérprete de "Chiquinha", também se manifestou na web "Obrigado por fazer tanta gente feliz e por todos os momentos maravilhosos que compartilhamos no grupo. Descanse em paz, Roberto".  Maria também se despediu de Bolaños em sua página no Facebook. “Hoje, 28 de novembro de 2014, será um dia que tocará o coração de muitas gerações, a morte de Roberto Gómez Bolaños. Extraordinário comediante, escritor, ator, produtor e ser humano. Independente dos atritos que tivemos nos últimos anos, que realmente não foi com ele, para mim foi um grande exemplo, um estupendo amigo. Envio minhas profundas condolências a todos e a cada um de seus filhos e familiares, a todos os seus fãs. Meu coração está com vocês. Obrigado por tantos sorrisos, por tantas horas e horas de trabalho em equipe, por ser essa grande pessoa. Você leva um pedacinho do meu coração!”.

Ruben Aguirre, que interpretou o professor Girafales também escreveu "Foi um bom companheiro, amigo, irmão e um dos melhores escritores dos últimos tempos no México", disse Rubén, que também falou à rede de TV Televisa sobre a perda do companheiro de elenco. "Diziam que brigávamos, mas sempre fomos amigos. Era um excelente diretor e escritor. Fomos muito companheiros. Era um homem muito inteligente." Ele ainda acrescentou: "Quando eu dizia para ele que era um gênio, ele me dizia: 'não, Rubens. São muitas horas sentado escrevendo. então sua rotina era trabalhar, trabalhar, trabalhar".


A última mensagem divulgada pelo perfil oficial de Bolaños no Twitter foi: "Todo meu amor para o Brasil". Ele escreveu em resposta a uma fã brasileira no microblog. O velório será realizado no estádio Azteca, na Cidade do México.

Morre Roberto Gómez Bolaños, criador de Chaves e Chapolin, aos 85 anos Morre Roberto Gómez Bolaños, criador de Chaves e Chapolin, aos 85 anos Reviewed by Notícias dos Famosos e da TV on 20:19:00 Rating: 5
ads
Notícias dos Famosos e da Televisão. Tecnologia do Blogger.